logo

Prova de Conceito para Automação de Teste

Esse não é um post para justificar alguma meta de 2017 de escrever mais... É algo que só agora eu consegui amadurecer em um certo nível para tentar transmitir em palavras.

Pode parecer meio óbvio para muitos de vocês mas pra mim não era. Trabalhei sempre com automação WEB e na minha cabeça tarefa dada era tarefa feita. Só que para chegar nesse ponto de conforto, eu penei bastante, bati bastante a cabeça na parede para debugar algumas coisas, tudo pelo simples fato de não ter feito uma prova de conceito antes.

Sempre montava o framework, fazia testes exploratórios, montava os cenários para automação, validava com time, escrevia os testes e saia desenvolvendo os testes.

A medida que fui progredindo profissionalmente, eu comecei a receber novas tarefas e perceber novos processos que poderiam ser automatizados, mas não sabia como.

Como eu tentava fazer? PAM .. tentava fazer no meio do framework de teste, com um monte de dependências, com um monte de conflitos e com tempo de debug muito alto.

"Consultoria de memes by Ramses"

Realmente, mas como meu background sempre foi de teste, eu não sabia fazer diferente (aquela velha história que eu geralmente falo que aprender a programar / desenvolver software não deveria vir depois de "aprender a automatizar")

Outra coisa é que sempre que me perguntavam algo abstrato que eu não sabia responder, tentava imaginar sub tarefas e mensurava elas sem de fato ter confiança naquilo que estava estimando.

Bom, como cometer o mesmo erro 510 vezes já é burrice, melhor aplicar mais algumas boas praticas antes de sair codando software por ai (sim.. script de teste automatizado é software!)

Sendo assim, vou tentar listar aqui alguns ganhos que eu tive fazendo POC's para teste e como você pode aplicar isso para o seu dia a dia :)

PoC.. é pra ver ou pra comer?
(nossa que piada horrível!!!!1!1!)

Mas espera ai.. poc's sempre precisam ser tão formais?!

Well, quando você precisa fazer coisas "grandes" que tomem 1..2 dias,vc precisa dar visibilidade do que você está fazendo, mas se tem coisas pequenas que você não tem muita certeza como fazer, você pode fazer uma mini poc respeitando alguns itens citados acima que tem um asterisco no final

Use e abuse do terminal da sua linguagem preferida para testar coisas pequenas sem precisar subir todo ambiente de teste.

Também use e abuse de mockups para testar suas pocs.

E quais são os ganhos?!

⁠⁠⁠Se ainda não ficou evidente, vou listar alguns deles:

E por que raios estou falando isso?!
Well, na minha empresa atual eu tive que realizar um POC para um teste de atraso de som relativo a um video via broadcast... e como fazer isso?! Quebrando em pequenas pocs para poder enteder cada ponto do projeto.

Meu próximo post será sobre ele :)

Até mais!

comments powered by Disqus